Butão e a tradição do chá

Butão, onde maravilhas naturais, riquezas históricas e energias espirituais emanam de um povo caloroso e hospitaleiro. Neste país, tomar chá é parte integral de disseminar paixão e manter o corpo aquecido em um local com condições climáticas adversas.

Alguns chamam este país de Shangri-la (paraíso oculto) na Terra, e uma visita ao Butão irá garantir e desvendar o porque deste nome e seus mistérios.

Situado entre India e China, nas montanhas paradisíacas do Himalaia, Butão é realmente um país marcante por suas belezas e sincronia entre homem e natureza.

Taktsang Palphug Monastery (Foto: depositphotos)

Taktsang Palphug Monastery (Foto: depositphotos)

As lições aprendidas pelo povo do Butão acerca da filosofia Budista estão preservadas profundamente e enraizadas entre as pessoas, fazendo com que seus hábitos diários sejam influenciados diretamente.

Butão não tem uma vasta população nem uma economia próspera, contudo o povo deste país é um dos mais felizes do mundo segundo o índice de Felicidade Interna Bruta (FIB), índice que mede a felicidade da população de determinado país. Ademais, o Shangri-la na Terra pode se orgulhar de que sua população é bem alimentada e auto-sustentável, além de não haver moradores de rua no país.

Parece bem justo abdicar de elevados índices de poluição, urbanização frenética, cofres públicos recheados e corrupção para ter um estilo de vida rural e sem estresse, ser auto-sustentável, produzir e comer o que realmente necessitar, preservar as tradições e enfatizar a importância da religião para fortalecer corpo e mente, resultando em um povo alegre e sorridente.

Crianças butanesas sorrindo (Foto: huffingtonpost)

Crianças butanesas sorrindo (Foto: huffingtonpost)

Butão e a tradição do chá

O povo do Butão adora comer pratos bem “quentes”, ou seja, repleto de condimentos e pimenta: arroz com curry, queijo e pimentas, carne e frango, são as pedidas certeiras deste povo.

A especialidade do país é o pernil de iaque que é mantido enrolado em um pano de dois a três meses e, em seguida, servido com vinho e pimenta.

Pimenta vermelha do Butão (Foto: frustratedgardener)

Pimenta vermelha do Butão (Foto: frustratedgardener)

Como pimenta é uma parte integral da gastronomia local, os nativos preparam o chá feito no Butão chamado de “Suja” ou o vinho local “Ara”, para combater o ardor das pimentas fortes e também do tempo frio.

"Ara", vinho do Butão

“Ara”, vinho do Butão (Foto: ieateverywhere)

CURIOSIDADE: No Butão a pimenta não é comida como um condimento, mas sim como se fosse um vegetal.

Cultura

No Butão é comum tomar várias canecas de chá durante o dia: antes de iniciar a jornada do dia, quando você encontra pessoas locais ou simplesmente enquanto aprecia as maravilhosas paisagens.

Os butaneses preferem chá com leite e açúcar, assim como é tradição na Índia, mas chá preto também é uma boa pedida e é bem consumido no país, com açúcar e sem leite.

O chá geralmente vem em blocos compactos e é desintegrado dentro da chaleira com água fervendo.

Chá de manteiga (butter tea)

Assim como no vizinho Tibet, o chá de manteiga é uma especialidade no Butão.

O chá de manteiga não é feito com a manteiga a qual estamos acostumados, mas sim da manteiga vindo do leite do iaque, um animal típico dos himalaias.

Iaque ou yak (Foto: Dennis Jarvis)

Iaque ou yak (Foto: Dennis Jarvis)

O iaque parece com uma mescla de vaca com búfalo.

É dito por nativos que nas altitudes mais elevadas e enquanto faz trilhas pelas montanhas dos Himalaias, o chá de manteiga de iaque não fornece apenas as calorias necessárias para uma dieta saudável, mas também previne lábios rachados e aquece o corpo do frio.

Chá de manteiga (Foto: lifeonnanchanglu)

Chá de manteiga (Foto: lifeonnanchanglu)

 Os nômades e nativos da região dos Himalaias tomam cerca de 40 xícaras deste chá todos os dias.

Esse chá de manteiga também leva uma pitada de sal e algumas vezes creme.

Você necessita de calorias enquanto estiver no Butão!

BÔNUS: Bhumthang chá

Na região de Bhumthang, no Butão, um chá raro é preparado de uma planta paradisíaca que cresce em árvores de carvalho e se chama “Neshing Jurma”.

Bhumthang chá (Foto: sonamsomcee)

Bhumthang chá (Foto: sonamsomcee)

Ficou com água na boca?

Que tal correr e fazer um chá com leite e biscoitos de manteiga até que a oportunidade de viajar para o Butão não chega?

Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

matheus template_editado-1

Posted in Butão and tagged , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *