Carnaval das Bahamas

Você já ouviu falar que o Carnaval brasileiro é o maior e mais colorido de todo o mundo?

Já assistiu pela televisão ou presencialmente o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo e comprovou essa pergunta acima?

Mas você sabia que existem outros festivais de carnaval pelo mundo e um deles se chama Junkanoo?

Isso mesmo! O Carnaval das Bahamas é conhecido como Junkanoo!

Junkanoo tem sua origem perdida no tempo, contudo segundo relatos históricos o festival remete aos tempos da escravidão.

Os escravos da ilha caribenha de Bahamas eram presenteados com 3 dias de folga durante o Natal, o único período de folga deles durante todo o ano, e eles celebravam em grande estilo!

Contudo, o Carnaval das Bahamas ficou tão famoso e popular que é realizado 3 vezes ao ano: no dia posterior ao Natal, conhecido como Boxing Day (26 de dezembro), no Ano Novo e no verão.

Conhecido como um dos carnavais de rua mais divertidos do mundo, é realizado com maestria devido a mais de 1.000 pessoas que trabalham costurando as fantasias e ensaiando antecipadamente as coreografias durante meses.

Fantasias do Carnaval de Bahamas (Foto:

Fantasias do Carnaval de Bahamas (Foto: Google Imagens)

Todo ano o Carnaval das Bahamas tem uma temática diferente, então as fantasias são feitas a cada ano com cores e estilos diferentes ao ano anterior.

As músicas, assim como as fantasias, são compostas a cada ano e tocadas pelas bandas com instrumentos que vão de tambores de pele de cabra, apitos, campana e trompetes.

Carnaval das Bahamas (Foto: tribune)

Carnaval das Bahamas (Foto: tribune)

O melhor Carnaval de Bahamas é apreciado no centro de sua capital, a cidade de Nassau. Embora os destaques começam das 2 horas da manhã em diante, toda a cidade começa a dançar e cantar a todo momento, independentemente do horário.

O clímax da celebração começa por volta das 4 horas da manhã quando os juízes começam a avaliar as melhores músicas, fantasias e conjunto de bailarinos para distribuírem prêmios posteriormente.

Outros desfiles acontecem em ilhas e cidades distintas a Nassau, como Grand Bahama, Eleuthera, Bimini, Exumas e Abacos.

Fato é que o Carnaval de Bahamas é para celebrar todo o momento da história do país, da superação dos negros pela luta por sua independência que era comemorada naqueles 3 dias que eles tinham de folga durante o período da escravidão.

Parabéns Bahamas e vamos celebrar!

Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

matheus template_editado-1

Posted in Curiosidades and tagged , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *