Como fazer o Programa de Qualificação em Turismo e Hospitalidade na Espanha

TEXTO ENVIADO POR CAMILA APARECIDA OLIVEIRA

O Programa de qualificação em Turismo e Hospitalidade, Espanha – Reino Unido, é um programa de bolsas de estudos no exterior desenvolvido pelo Ministério do Turismo e CAPES, especialmente para estudantes de Turismo e áreas agregadas.

O Programa dá direito a bolsa de estudos que incluí passagens aéreas, seguro viagem, alojamento, alimentação, um curso de qualificação e bolsa auxílio mensal.

Sua primeira edição foi em dezembro de 2013, quando o programa levou 50 estudantes de turismo de todo o Brasil para realizar um curso de qualificação na universidade de Setúbal em Portugal; sua segunda edição foi em 2014 dessa vez com 110 vagas, sendo 60 para Espanha e 50 para o Reino Unido.

No caso da Espanha os estudantes foram divididos em grupos de 20, em três universidades de diferentes cidades, Málaga, Alicante e Palma de Maiorca.

Universidade das Ilhas Baleares, Palma de Maiorca (Foto: Camila Aparecida Oliveira)

Universidade das Ilhas Baleares, Palma de Maiorca (Foto: Camila Aparecida Oliveira)

O projeto tem a duração de 3 meses sendo realizado durante o período de férias universitárias do Brasil. Inclui aulas de línguas e de qualificação na área de turismo além de um programa de práticas em empresas do ramo.

O critério para classificação é ser estudante de Turismo de uma universidade brasileira, possuir nota superior a 600 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter um diploma ou exame que comprove a proficiência na língua do país onde será realizado o curso (porém os critérios internos de classificação podem variar de acordo com a universidade).

O resultado do processo foi publicado no Diário Oficial no dia 25 de setembro de 2014, foi aí que começou a minha correria com documentos necessários para a viagem, compra de passagens e seguro, além de finalização de semestre em disciplinas na faculdade.

A bolsa foi depositada em valor integral na conta de cada universitário, porém apenas alguns dias antes da viagem, sendo assim tratei de comprar logo as passagens e seguro quando saiu o resultado antes que acabassem ficando mais caras. Voei de AIR CHINA até Madrid onde fiz escala com a AIR EUROPA até Palma de Maiorca.

O curso teve início no dia 01 de dezembro, sendo que eu cheguei à Espanha no dia 28 de novembro e fui direto a Palma de Maiorca, cidade onde foi realizado o curso. As aulas foram ministradas na Universidade das Ilhas Baleares e fiquei hospedada na residência universitária localizada dentro do campus universitário (prédio ao lado do que eu tinha aulas).

O programa proporcionou a minha primeira ida a Europa e foi tudo encantador! A cidade onde fiquei é uma ilha que junto com Ibiza, Menorca e Formenteira, formam o arquipélago das Ilhas Baleares, e são destinos turísticos muito importantes da Espanha.

Palma de Maiorca é uma típica cidade praiana e sua economia é movida principalmente pelo turismo, e conserva o seu ar de cidade europeia com vielas encantadoras, e lindas igrejas em estilo gótico, o principal cartão postal da cidade é a Catedral de Palma de Maiorca que foi restaurada em seu interior por nada mais nada menos que Gaudí, a catedral fica localizada em frente ao mar mediterrâneo o que a deixa ainda mais encantadora.

Catedral de Palma de Maiorca (Foto: Camila Aparecida Oliveira)

Catedral de Palma de Maiorca (Foto: Camila Aparecida Oliveira)

A culinária local também não deixou nada a desejar. Saímos várias vezes para comer “tapas” que são como as nossas “porções” para acompanhar as bebidas, a diferença é que na Espanha muitos estabelecimentos oferecem as “tapas” gratuitamente ao pedir uma bebida.

Um restaurante/bar muito frequentado pelos jovens espanhóis é o “100 Montaditos” e é claro que foi sucesso também entre a nossa turma de brasileiros. O local oferece os “montaditos” que são como os nossos lanchinhos, na maioria das vezes em mini pães franceses com variados sabores e a um preço camarada.

O local possuí ambientação jovem e exibi jogos de futebol de campeonatos espanhóis.

Apesar da rotina intensa de aulas todos os dias da semana, tive um período de recesso para natal e ano novo, então aproveitei para conhecer um pouquinho da Europa, fui pra Paris no natal, ano novo em Madrid, e uns dias em Barcelona, as viagens foram fantásticas, foi maravilhoso me perder nessas cidades lendárias da Europa mesmo que por poucos dias, e conhecer os meios de hospedagem e voar com novas companhias aéreas como RYANAIR e VUELING, em Paris fiquei hospedada no hostel “Le Regent Montmartre” com ótima localização próxima a estações de trem e metrô, e conheci lugares de filmes como a Torre Eiffel, o rio Sena e o Museu do Louvre.

Imponente Torre Eiffel em Paris (Foto: Camila Aparecida Oliveira)

Imponente Torre Eiffel em Paris (Foto: Camila Aparecida Oliveira)

Decidi ir a Madrid e a Barcelona um pouco em cima das datas e por isso as localizações não foram tão privilegiadas assim, em Madrid me hospedei no Ibis Budget Valentim Beato e em Barcelona no hostel “In-Out”, o hostel de Barcelona teve um grande diferencial, todos os funcionários tem alguma deficiência física ou mental.

Não é de hoje que Madrid e Barcelona tem uma rivalidade e chegam a ser comparadas entre Rio de Janeiro (Barcelona) e São Paulo (Madrid), após conhecer as duas de pertinho confesso que me apaixonei por Barcelona e as imponentes obras de Gaudí como o parque Guell e a Sagrada Família.

Após o recesso de final de ano e voltando ao propósito inicial do programa ‘os estudos’, o projeto foi divido em duas etapas a primeira apenas com aulas e a segunda com práticas em empresas do setor turístico e aulas.

As duas primeiras semanas de curso foram um intensivo de espanhol e depois começaram também as aulas de qualificação em Turismo, entre as disciplinas ofertadas estão: Liderança, Inovação, Gestão Hoteleira, Marketing, Eventos, etc. No início de janeiro começamos também com as práticas, no Hotel AC Cidade de Palma, 4 estrelas da rede Marriott.

O hotel é localizado próximo ao porto de Palma e tem como principal público os turistas de negócios. Durante as práticas aprendi algumas funções de um hotel como: check in, check out, reservas, comunicação interna, atendimento a hospedes e atendimento a agências e operadoras de turismo.

O estágio tinha uma carga horário de 4 horas por dia totalizando 100 horas no final do programa, mais 6 horas de aulas diárias. A rotina era bem intensa já que haviam exames e trabalhos acadêmicos além do estágio, porém foi muito enriquecedora a experiência e eu não pensaria duas vezes em fazer tudo outra vez pois além do crescimento profissional e pessoal, conquistei amizades que levarei para toda vida.

O curso teve seu termino no dia 20 de fevereiro e como minha passagem para o Brasil era só no dia 26 resolvi aproveitar e dar um pulinho na Itália e conhecer Roma, e assim fechar o intercâmbio com chave de ouro. Foi mais uma experiência incrível conhecer monumentos históricos como o Coliseu, Panteon e é claro que dei uma passadinha para assistir uma missa no Vaticano e agradecer pelas bênçãos alcançadas.

Coliseu em Roma, Itália (Foto: Camila Aparecida Oliveira)

Coliseu em Roma, Itália (Foto: Camila Aparecida Oliveira)

(Obs: As viagens citadas acima a Madrid, Barcelona, Paris e Roma, não estão incluídas no valor da bolsa oferecida pelo Ministério de Turismo).

Consulte locais para se hospedar nas regiões mais próximas em nosso afiliado.

Booking - Banner 728x90

Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

Telas Colaboradoras-12

Posted in Intercâmbio and tagged , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *