centro de inovacao natura

Visitando a fábrica da Natura em Cajamar

Conheça a Fábrica da Natura em Cajamar e sua preocupação com sustentabilidade

A Natura é uma empresa tipicamente brasileira que desde sua fundação, em 1969, já tinha uma visão de crescer de forma sustentável.

Antônio Luiz Seabra, seu fundador, começou como toda empresa, bem pequena e com uma loja. Após uma reviravolta no modelo de negócios, adotou em 1974, a venda direta, reconhecendo a força do contato pessoal e das relações para levar seus produtos à casa de mais consumidores.

A partir deste momento a Natura começa a se desenvolver e se tornar o que é hoje, uma das empresas brasileiras com maior influência no setor da beleza, e com responsabilidade social e compromisso com a sustentabilidade.

Hoje a Natura faz parte de uma rede global de empresas e organizações que associam crescimento econômico à promoção do bem estar social e ambiental, as empresas B Corp.

Além disso, a Natura ocupe uma posição de destaque no mercado, ostentando o prêmio ambiental “Campeões da Terra” de 2015 da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria Visão Empresarial.

Em 2014, a empresa foi a única companhia brasileira entre as cinquenta marcas de cosméticos mais valiosas do mundo, segundo Brand Finance, figurando na 17ª posição, avaliada em US$ 2,465 bilhões.

Isso quer dizer que uma empresa vale quase todo o Produto Interno Bruto (PIB) do Timor Leste, país situado no sudeste asiático, com um PIB de US$ 2,501 bilhões no ano de 2016, segundo o Fundo Monetário Internacional.

Todas estas conquistas foram possíveis com muito trabalho, respeito pelos colaboradores, mas acima de tudo, por investimento nos produtos tipicamente brasileiros que são formulados com linhas de pesquisa avançadas e com fábricas com tecnologia de primeiro mundo.

Fomos conhecer a Fábrica da Natura em Cajamar, cidade do interior paulista, fazer o que chamamos de turismo industrial.

Esta modalidade de turismo é uma visita monitorada a uma determinada empresa, onde podemos conhecer a estrutura das unidades produtivas, a forma de produzir e a tecnologia empregada.

Agora você poderá saber um pouco mais de como a Natura se prepara para continuar a promover a beleza no Brasil e no mundo, sendo que hoje já possuem presença no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, e com planos de expansão para os Estados Unidos.

Logo quando se entra na recepção, os sentidos são aflorados com o cheiro inconfundível de erva doce, que é borrifado por diversas vezes ao longo do dia.

Entrada da fabrica da Natura

Entrada da fábrica da Natura (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Na recepção já se encontra a missão empresarial da Natura, muito difundida pela empresa e entre todos os colaboradores, que é “Promover o bem estar bem”.

recepcao natura

Recepção da fábrica da Natura (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Há um lobby próximo a recepção que integra a primeira parte da empresa e da visitação.

lobby fabrica natura cajamar

Lobby da Fábrica da Natura em Cajamar (Foto: Natura)

Aqui podemos aguardar até a visitação começar e ver que realmente os espaços foram muito bem projetados e pensando nas pessoas que os integram.

A Fábrica da Natura em Cajamar, onde também é a sede da empresa, foi projetada com conceitos arquitetônicos que priorizam a sustentabilidade e a ampliação do convívio humano.

O projeto levou 5 anos para ser completado, mas valeu muito o trabalho realizado, tanto para a empresa quanto para os funcionários e para quem realiza as visitas.

O terreno possui 750 mil m² de área total, sendo 85 mil m² de área construída, abrigando mais de cinco mil colaboradores!

Logo no primeiro momento da visita, passando pela porta onde os funcionários entram, temos um choque visual muito intenso.

ponte conexao fabrica da natura

Ponte de conexão (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

O arquiteto Roberto Loeb, que criou o projeto da fábrica da Natura em Cajamar, queria uma arquitetura industrial na qual a integração entre natureza e empresa fosse total.

natureza fabrica natura cajamar

Natureza e empresa em sinergia (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Assim, ao passar na primeira ponte de conexão entre os prédios, podemos perceber o forte apelo visual da estrutura, repleta de três protagonistas principais: vidro, metal e concreto, para traduzir os valores da Natura de transparência em tudo o que faz.

centro de inovacao natura

Centro de Inovação da fábrica da Natura (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Além disso, ele queria que os ambientes abertos e com bastante luz natural fossem aproveitados para minimizar o uso de energia elétrica em alguns períodos do dia.

Ele propôs um edifício com formatos e configurações diferentes da maioria dos edifícios industriais que prezam por padrões que parecem ambientes enclausurados e fechados.

Isso foi permitido justamente por estes espaços abertos.

transicao setorial fabrica da natura

Área de transição entre setores (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

As passarelas que interligam os prédios da fábrica da Natura são outro fator que chama bastante a atenção.

São como articulações de um corpo, possibilitam a integração visual com o espaço livre.

fabrica natura cajamar

Prédio sustentável (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

O aço que permite as conexões e interligação entre elementos do prédio se une com a transparência dos vidros, fazendo parte desta conexão com a natureza.

E natureza tem e muita rodeando toda a área da fábrica da Natura.

jardins fabrica da natura

Jardins da fábrica da Natura (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A visitação passa por alguns setores específicos da empresa, mas foca principalmente nos prédios administrativos e na área de produção.

predios fabrica natura cajamar

Prédios modernos e glamurosos (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A primeira etapa é composta de apresentar brevemente a empresa através de um vídeo institucional, contando a evolução da empresa no decorrer dos anos até os dias de hoje.

area espelhada fabrica natura

Área espelhada (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A segunda etapa é feita nas áreas comuns entre os prédios administrativos, onde se pode tirar fotos muito bacanas das passarelas de ligação entre os prédios.

passarela fabrica natura

Passarela de ligação entre prédios (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A outra parte da visitação é realizada nas áreas de produção da empresa.

predio producao natura

Prédio de produção da fábrica da Natura (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

O mais legal é que as áreas de produção foram nomeadas com nomes de bacias hidrográficas brasileiras, dando ainda mais ênfase a importância que a empresa dá pelos recursos de nosso país.

setores producao fabrica da natura

Andares dos setores de produção (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

As instalações da fábrica da Natura foram pensadas e projetadas para diminuir os impactos ao meio ambiente, visando principalmente economia de uso de água, energia, redução da emissão de resíduos e preservação da mata nativa ao entorno.

Um corredor envidraçado que passa pelas áreas de produção até o espaço de empacotamento é um apelo visual interessante e uma excelente oportunidade de ver o ciclo de produção do começo até o fim.

area producao natura

Corredor da área de produção (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

O projeto arquitetônico da empresa também prezou a equivalência simbólica, entre natureza de um lado e linha de produção de outro.

Ademais, a edificação é exemplar no que tange o processo da evolução das edificações fabris. É muito mais que uma forma funcional, de produção.

É um caminho inverso que sem perder o processo de produção, valoriza as pessoas que estão lá presentes.

As máquinas de todas as áreas de produção da fábrica da Natura funcionam 24 horas por dia.

Infelizmente não é permitida a entrada no interior da fábrica, para evitar contaminações.

linha de producao fabrica natura

Linha de produção (Foto: Leandro Morares)

São máquinas com muita tecnologia implantada e com sistemas tecnológicos capazes por exemplo de fazer 5.400 batons por hora!

producao perfume fabrica natura

Máquinas de produção (Foto: Leandro Morares)

Existem três turnos entre os funcionários, com esquema de troca de função ao longo do trabalho, para este não ficar repetitivo demais.

Além disso, esta troca permite os colaboradores a aprenderem mais processos e participarem ainda mais no desenvolvimento da produção e da empresa como um todo.

As paredes da fábrica da Natura são modulares, ou seja, se a empresa quiser ser expandida é só retirar as placas metálicas que estão prendendo a estrutura e colocá-las novamente em outros lugares.

Existe um projeto de expansão da área de produção para cerca de 50% a mais do tamanho original, que só será possível em tempo hábil justamente por esta técnica e materiais utilizados na composição da estrutura fabril.

A última etapa da visita após conhecer o setor de produção é ir até o complexo sistema de distribuição dos produtos.

Para você ter uma ideia, todos os dias saem cerca de mais de 60 mil caixas com os produtos da Natura para diversas partes do Brasil.

São aproximadamente 16 milhões de caixas entregues por ano.

Catalogar e estocar (Foto: Leandro Morares)

O sistema de distribuição dos produtos é toda tecnológica, e após pronto os produtos já são catalogados e direcionados para o estoque.

estoque fabrica natura

Estoque (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

As caixas e o processo de estocagem e distribuição dos produtos prontos no almoxarifado vertical parece cena das portas no filme “Monstros SA” da Disney Pixar.

Veja como uma das máquinas funciona sem interação humana e toda pré programada.

A fábrica da Natura está muito longe da cidade e por esta razão o complexo conta com restaurantes, lanchonetes, bancos, serviços de creche, farmácia, clube, etc.

Contando com mais de 5 mil funcionários, a fábrica é praticamente uma “micro-cidade”, tanto pelo número de pessoas que ali trabalham quanto pelos serviços que oferece.

Na última parte da visita, somos direcionados a conhecer uma loja modelo da Natura com os produtos fabricados ali mesmo.

loja fabrica natura cajamar

Loja conceito (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

E ainda no caminho para a recepção, paramos em um salão onde as consultoras se reúnem em festividades da empresa, para receber um presente da empresa.

area conferencia fabrica natura

Área de conferência (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Segundo a companhia, somente em 2012 foram 22 mil visitantes.

A Natura conta atualmente com uma rede de 7 mil colaboradores, 1,5 milhão de consultoras e consultores Natura, além de fornecedores e parceiros.

Que tal visitar você também a fábrica da Natura?

Para realizar uma visita guiada basta enviar um e-mail para visitas@natura.net, especificando número de pessoas que irão visitar e combinar a melhor data.

Em caso de dúvida ou mais informações, acesse o site da Natura.

Dados gerais:

Fábrica da Natura – Cajamar 
Local: Rodovia Anhanguera – km 30,5 – Cajamar – SP
Duração da visita: aproximadamente 2:30 horas
Horários de visitação: De segunda a sexta-feira às 9:00 horas e às 13:30 horas
Idade mínima: 15 anos, por questões de segurança
Quanto: gratuito

Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

Posted in Curiosidades and tagged , , , , .

2 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *