Mascote de Porto Rico

Tão porto-riquenho quanto um coquí

O mascote de Porto Rico é incomum, mas que de tão pequeno e frágil, torna-se um amuleto raro, estamos falando da rã conhecida como coquí.

Coquí (Foto: Wilfredo Falcón)

Coquí (Foto: Wilfredo Falcón)

A rã coquí se tornou símbolo e mascote de Porto Rico e é tão famosa que os nativos dizem “Soy de aquí como el coquí” (Sou tão porto-riquenho quanto um coquí).

O minúsculo sapinho está presente em obras de arte e artesanatos locais diversos, como em esculturas e cerâmicas da tribo Taino, provando que esta conexão entre natureza e ser humano tem uma longa história no passado.

Abaixo é um exemplar da simbologia usada nos artesanatos porto-riquenhos da tribo Taino para expressar sua gratidão e carinho pelo mascote de Porto Rico, o sapinho coquí.

Taino coquí (Foto: Google images)

Taino coquí (Foto: Google images)

O nome coquí vem do som “ko-kee” feito pelos sapos para atrair as fêmeas no período de acasalamento.

Confira no vídeo abaixo este som que os sapos coquí fazem e que em média chegam a 65 dB (decibéis).

Esse grau de som emitido é considerado moderado, chegando ao barulho feito pelo automóvel, aspirador de pó e máquina de lavar que ficam em média entre 50 e 60 decibéis.

Apenas os machos cantam, sendo que começam a cantar para atrair as fêmeas ao entardecer e durando até o amanhecer.

A rã porto-riquenha coquí faz parte do gênero Eleutherodactylus, tendo 17 espécies endêmicas da ilha de Porto Rico, ou seja, nativas da região, e variando em sua totalidade com cerca de mais de 700 tipos diferentes de rãs que se espalham predominantemente na América Central e do Sul, Caribe e sul dos Estados Unidos.

Mascote de Porto Rico (Foto: Hugh Smith)

Mascote de Porto Rico (Foto: Hugh Smith)

O nome Eleutherodactylus” significa “dedos dos pés livres”, revelando que ao contrário de muitos sapos e anfíbios, eles não têm pés de pato, significando que o habitat deles normal não é aquático. Contudo eles possuem pequenas “almofadas” em cada dedo do pé que os ajuda a aderir à superfícies escorregadias como folhas molhadas.

Coqui na mata (Foto: coquipr)

Coqui na mata (Foto: coquipr)

Os coquís são anfíbios que podem ser encontrados desde planícies secas até em copas de árvores. Isso quer dizer que quando visitar as florestas porto-riquenhas, prenda sua atenção desde o chão até as alturas para não perder a chance de observar estes famosos mascotes de Porto Rico.

Coqui llanero (Foto: coquipr)

Coqui llanero (Foto: coquipr)

Eles têm de 15 milímetros à até no máximo 50 milímetros (macho e fêmea, respectivamente) de comprimento e pesam cerca de 57 à 114 gramas. Isso é o mesmo que dizer que este anfíbio pesa no mínimo 8 moedas e no máximo 15 moedas de 1 real de valor (segundo o Banco Central do Brasil, a moeda de R$ 1,00 pesa 7 gramas).

Infelizmente de 17 espécies de coquí em Porto Rico, 10 espécies estão em perigo de extinção, 3 espécies estão vulneráveis, sendo que apenas 4 espécies estão conservadas sem perigo e amplamente encontradas na ilha.

Coquí grilo (Foto: coquipr)

Coquí grilo (Foto: coquipr)

Assim como toda atividade turística de massa, por ser um país com belezas naturais marcantes e com uma riqueza de fauna e flora, Porto Rico deve-se policiar para controlar a expansão humana nas áreas onde há habitats de espécies vulneráveis a qualquer modificação do ambiente para no futuro não se lamentar de perdas irreversíveis.

No que diz respeito ao mascote de Porto Rico, o coquí é um bicho muito pequeno e essas “pegadas” deixadas pelos turistas e as modificações naturais feitas pelos próprios nativos para expansão desenfreada de áreas urbanas acabam afetando o habitat de espécies de fauna e flora, acarretando aos poucos a extinção de espécies diversas ao longo dos anos.

Resta ao ser humano ter essa conscientização e se sensibilizar para não perder o mascote de Porto Rico e continuar se orgulhando de ter riquezas naturais de diversidades de fauna e flora, mas também ter orgulho por ter equilibrado e consolidado uma vida harmônica entre homem e natureza.

Referências:

Coquipr.com

National Wildlife Federation. Puerto Rican Coqui.

Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

matheus template_editado-1

Posted in Curiosidades and tagged , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *