Motivos incríveis para viajar pela América Latina

Sempre que volto de uma viagem pela América Latina prometo a mim mesmo que da próxima vez será diferente. Meus amigos já me perguntaram diversas vezes porque eu ainda não fiz uma eurotrip e minha mãe não entende o motivo de tantas viagens por essas bandas. Apesar de sempre citar um ou dois argumentos e mostrar fotos de lugares incríveis, acredito que nunca consegui convencê-los de que mochilar pela América Latina é incrível!

Por isso, para acabar de uma vez por todas com essas perguntas e quem sabe incentiva-lo a viajar por essas terras, decidi escrever esse texto com 11 motivos pelos quais você deveria viajar pela América Latina.

1- História

Todo país, estado, cidade e cada um de nós tem a sua própria história. A história de como nascemos, crescemos, nos desenvolvemos e se prosperamos ou não. E se tratando de territórios, é a América Latina que me desperta grande interesse.

Desde a habitação dessa região pelos Maias, Incas e outros povos; a chegada do europeu, as batalhas pelos processos de independência e muitos outros acontecimentos. Acredito que viajando por esses países, é possível aprender de forma muito mais intensa e eficiente sobre esses assuntos que quase não são tratados nas escolas brasileiras.

2- Povo

Posso afirmar que de uma maneira geral sempre fui muito bem recebido pela população local nos países latinos americanos. Em alguns lugares como Colômbia e El Salvador, a hospitalidade era tão grande que chegava a desconfiar da intenção das pessoas.

Crianças equatorianas (Foto: Murilo Pagani)

Crianças equatorianas (Foto: Murilo Pagani)

Não foi raro as situações em que as pessoas me acompanhavam até algum lugar que eu tinha que ir só que não fazia ideia do caminho.

3- Custo

Um dos principais motivos por eu só ter viajado pela América Latina até hoje. Claro que há muitos outros lugares em que viajar custará igual ou até menos do que por aqui. Também vale lembrar que nem todos os países latinos americanos possuem preços atrativos. Mas ainda assim, a América Latina é um paraíso para os mochileiros econômicos.

Isla-Ometepe, Nicarágua (Foto: Murilo Pagani)

Isla-Ometepe, Nicarágua (Foto: Murilo Pagani)

Costa Rica, Uruguai, Belize e o próprio Brasil, são exemplos de onde você gastará o equivalente ou até mais do que em uma viagem pela Europa.

Equador, Nicarágua e México, são na minha opinião os países com melhor custo beneficio para os viajantes.

4- Idioma

Você só descobre que o espanhol não é tão parecido com o português quando tem que fazer mimica para pedir uma faca ou garfo no restaurante.

Apesar de outros idiomas estarem presentes na América Latina, como o português no Brasil, inglês em Belize, holandês no Suriname e muitas línguas indígenas – viajar pela América Latina é uma ótima oportunidade para aprender um dos idiomas mais falados no mundo.

5- Gastronomia

Uma das maravilhas de viajar é poder provar novas comidas e sabores. Se por um lado você pode não gostar da culinária local, por outro, você tentará reproduzir sem sucesso algum prato que descobriu ser a sua nova paixão.

Ajiaco, iguaria colombiana (Foto: Murilo Pagani)

Ajiaco, iguaria colombiana (Foto: Murilo Pagani)

E viajando pela América Latina, você tem grandes chances de se encaixar na segunda opção.

De todos os países que visitei, um deles me ganhou pelo estômago sem dar chance para a concorrência, o México. Não cometa a besteira de sair de território mexicano sem provar um verdadeiro taco, torta ou quesadilla.

6- Maravilhas do Mundo

Sonha em conhecer as Novas Sete Maravilhas do Mundo?

Então, começar pela América Latina é uma boa ideia.

Pirâmide de Chichén Itzá, México (Foto: Murilo Pagani)

Pirâmide de Chichén Itzá, México (Foto: Murilo Pagani)

Das sete que foram escolhidas através de uma votação popular em 2007, três delas estão em solo latino americano: Cristo Redentor no Brasil, Machu Picchu no Peru e Chichén Itzá no México

7- Brasil

Selva de prédios em São Paulo, Brasil (Foto: Murilo Pagani)

Selva de prédios em São Paulo, Brasil (Foto: Murilo Pagani)

Ocupando 47% de toda a América do Sul e quinto país com maior território do mundo, o Brasil não podia ficar de fora. Com uma diversidade cultural, natural e culinária proporcional ao seu tamanho- viajar por diferentes regiões do Brasil te fará pensar que você está em outro país.

8- Patagônia

Acho muito difícil e polêmico escolher apenas um lugar com as paisagens mais lindas da América Latina. A diversidade é tão grande, que escolher um único lugar será injusto com muitos outros.

Ushuaia, Patagônia argentina (Foto: Murilo Pagani)

Ushuaia, Patagônia argentina (Foto: Murilo Pagani)

Sem falar que uns preferem praias, outros montanha, florestas e por ai vai.

Torres del Pane, Chile (Foto: Murilo Pagani)

Torres del Pane, Chile (Foto: Murilo Pagani)

Porém, é impossível negar a beleza e imponência da Patagônia. Essa fria região formada por lagos, geleiras e montanhas possui cenários pra ninguém botar defeito.

9- Cordilheira dos Andes

Atravessando todo o território sul – americano, a Cordilheira dos Andes é a maior cadeia de montanhas (em comprimento) do mundo. Seja no Chile, Argentina, Peru, Bolívia ou em algum outro país, o que não falta são paisagens de tirar o fôlego – literalmente.

10- Floresta Amazônica

Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa são os privilegiados por terem parte do seu território ocupado pela região com maior biodiversidade do mundo.

Dentro dos seus 5,5 milhões de quilômetros quadrado é possível ver espécies de plantas e animais que não são encontrados em nenhum outro lugar do planeta.

11- Caribe

Por último e não menos importante, o Caribe!

Aquele cenário de proteção de tela do computador com água cristalina, areia branquinha, sombra e água fresca pode ser encontrado em muitos países da América Latina. E o melhor, há opções para todos os bolsos e estilos.

Maravilha da América latina. Caye Caulker, em Belize (Foto: Murilo Pagani)

Maravilha da América latina. Caye Caulker, em Belize (Foto: Murilo Pagani)

Se você deseja desconectar-se de vez do mundo, vá para San Blas.

Maravilhosa San Blas, Panamá (Foto: Murilo Pagani)

Maravilhosa San Blas, Panamá (Foto: Murilo Pagani)

Quer aproveitar as praias durante o dia e muita festa à noite? A Riviera Maia é o lugar certo. Outros países que são poucos explorados.

Quer saber mais sobre a América Latina?

Confira nos posts de nosso parceiro, clicando aqui.

Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

murilo-pagani

Posted in Dicas and tagged , , , , , , , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *