Parceria

O blog de viagens inRoutes tem a satisfação de apresentar o seu primeiro parceiro oficial, a AIESEC no Brasil.

Saiba mais o que é a AIESEC e os números por trás desta organização:

AIESEC, vem do acrônimo em francês “Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commerciales” (Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Comerciais), muito embora atualmente estudantes de todos os perfis, etnias, crenças e afins fazem parte da organização.

O começo da AIESEC teve início em 1938, quando representantes de escolas de toda a Europa trocavam informações sobre os vários programas e escolas especializadas em economia e negócios e os estudantes estavam realizando estágios em outros países, mas principalmente por iniciativa própria. Os planos começaram a ser mais difíceis com a eclosão do início da Segunda Guerra Mundial.

Em 1944, os países escandinavos eram neutros ainda no período da Guerra e estavam realizando intercâmbio de estudantes. Em Estocolmo, Bertil Hedberg, funcionário da Escola de Economia de Estocolmo, e os alunos Jaroslav Zich (da extinta Checoslováquia), Jean Choplin (França) e Stanislas Callens (Bélgica), fundaram a AIESE.

Este foi a predecessora da AIESEC, a qual foi fundada posteriormente e oficialmente em 1948. Na época, a Segunda Guerra Mundial já havia acabado e deixado suas marcas catastróficas e a AIESEC surgiu com um propósito de unir povos para atingir um ideal de paz e compreensão entre as nações, além de reestruturar a economia dos países através de líderes íntegros.

A missão declarada da organização naquele período era “difundir a compreensão de uma nação expandindo a compreensão dos indivíduos, mudando o mundo uma pessoa de cada vez”.

Os alunos de sete países: Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Holanda, Noruega e Suécia, reuniram-se no ano de 1949 para o primeiro Congresso Internacional da AIESEC, realizado em Estocolmo.

Os fundadores compilaram uma Constituição para a nova organização e definiram um propósito: “AIESEC é uma organização independente, apolítica e internacional que tem como objetivo estabelecer e promover as relações de amizade entre os membros”.

No primeiro ano de existência da AIESEC, foram realizados 89 intercâmbios estudantis, comprovando as necessidades da época de formar líderes e restabelecer a união entre os povos.

Atualmente o escritório da AIESEC International está situada em Rotterdam, na Holanda. São mais de 100 mil membros ativos em mais de 127 países e territórios, 2.400 universidades parceiras e mais de 1 milhão de ex-membros pelo mundo

AIESEC no Brasil

AIESEC teve seu início no Brasil no ano de 1970, quando a organização já contava com participação em praticamente todos os continentes do mundo. Os valores da AIESEC são: Ativar liderança, demonstrar integridade, viver a diversidade, desfrutar da participação, buscar a excelência e agir sustentavelmente.

O Brasil é atualmente o país com maior representatividade na AIESEC, sendo que conta com brasileiros nos times de gestão internacionais, além de apresentar números relevantes de entrega de experiências.

A organização em território nacional tem mais de 3 mil membros voluntários, mais de 50 escritórios locais com cerca de 200 universidades parceiras, em 23 Estados e o Distrito Federal. Realiza anualmente cerca de 7 mil experiências de liderança através de intercâmbios sociais (voluntariado internacional) e profissionais.

Para saber mais sobre as oportunidades que a AIESEC oferece de intercâmbio voluntário e de trabalho, bem como das oportunidades de membresia e liderança, acesse o site da organização ou entre em contato conosco.

Fontes

60 years of activating youth leadership – AIESEC International.

Site oficial – AIESEC International.

 Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

matheus template_editado-1

Posted in Curiosidades and tagged , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *