Petronas Twin Towers

Kuala Lumpur (KL) é uma cidade vibrante, multicultural e cosmopolita. Mas o que seria da capital da Malásia sem o seu principal cartão posta, a Petronas Twin Towers?

As Torres Gêmeas Petronas ou mais conhecidas como Petronas Twin Towers é um dos marcos turísticos de KL mais imponentes e importantes, atraindo muitos turistas todos os anos e deixando aquela sensação de “uau” após admirar um atrativo turístico feito pelo próprio homem.

Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Duas gigantes torres de metais que trazem com maestria e equilíbrio perfeito entre os detalhes, parecendo um espelho refletindo sua imagem própria, é além de importante atrativo turístico da capital da Malásia, um relevante centro comercial e empresarial de todo sudeste asiático, chamado Suria KLCC.

Estrutura interna do Suria KLCC, abaixo do Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Estrutura interna do Suria KLCC, no primeiro piso da Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A estrutura da Petronas Twin Towers é realmente impressionante!

Alcançando os seus em uma altura de 452 metros, as torres gêmeas possuem 88 andares e dominam os céus de Kuala Lumpur, na Malásia. Arranha céu majestoso durante o dia e imponente com suas luzes iluminando o mais alto ponto de KL durante à noite, Petronas Twin Towers é sem dúvidas o cartão postal da capital vibrante da Malásia.

Petronas Twin Towers à noite (Foto: Wikipedia)

Petronas Twin Towers à noite (Foto: Wikipedia)

Toda a história de construção deste mega edifício é relatada em um museu com dados e fotografias que explicam o passo a passo do desenvolvimento do projeto até as primeiras visitações de pessoas na ponte que liga ambas as torres.

Para suprir sua curiosidade e que você enriqueça seus aprendizados sobre este incrível atrativo de Kuala Lumpur, vamos relatar sobre a Petronas Twin Towers, seu histórico e significado.

HISTÓRIA

Petronas Twin Towers foi inspirada pela visão de Tun Mahathir Mohamad (primeiro ministro malaio na época) para consolidar a Malásia definitivamente com destaque no cenário global. Junto com o arquiteto Cesar Pelli, idealizaram esta obra prima da arquitetura contemporânea e o ícone principal da capital Kuala Lumpur, Petronas Twin Towers, foi projetada e construída, captando veementemente as ambições e aspirações desta nação.

Este trabalho não foi do dia para noite e exigiu muito planejamento, que teve início em Janeiro de 1992 (talvez você que está lendo agora nem havia nascido ainda ou era muito novo).

Muitas mentes brilhantes e trabalhadores estavam envolvidos no projeto e para que se alcançasse o objetivo, eles moviam mais de 500 caminhões de terra a cada noite!

Como se já não bastasse a quantidade de terra retirada, para se ter uma ideia da grandiosidade desta mega obra, a etapa de concretação da base do edifício e de seus andares demandou cerca de 13.200 m³ de concreto, derramado continuamente por um período de 54 horas para cada torre.

Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Para se ter noção do que isso significava na época, este fato foi o maior e mais longo despejo de concreto para construção de um edifício em toda a Malásia, recorde que perdura até os dias de hoje, mesmo após 19 anos.

A construção da superestrutura da Petronas Twin Towers começou em Abril de 1994, após testes e simulações de vento rigorosos e cargas estruturais, para comprovar se de fato o edifício era mais do que um belo design.

Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A Petronas Twin Towers foi finalmente encerrada com detalhes em aço e vidro e com a instalação de pináculos sobre as partes mais elevadas de cada torre (para gerar sensação de ser ainda mais altas), em Junho de 1996.

Petronas Twin Towers à noite (Foto: makemytrip)

Petronas Twin Towers à noite (Foto: makemytrip)

As minúcias em vidro e em aço deram um aspecto futurista para o incrível arranha céu que ao anoitecer demonstram toda sua beleza e encantos com as luzes sobre seus detalhes.

DESIGN

A Petronas Twin Towers simboliza a cultura da Malásia e o avanço deste país no cenário mundial, mostradas com ênfase na mistura entre obra de arte e inovação de ponta. Em seu interior a decoração faz alusão ao artesanato local e padrões usados na tecelagem, enquanto o aço inoxidável e o vidro se misturam e combinam como padrões islâmicos (religião com mais adeptos no país).

O design do piso de cada torre é baseado em formas geométricas islâmicas simples de dois quadrados, um sob o outro em ângulos diferentes, formando uma perfeita estrela de oito pontas (o desenho da esquerda da imagem abaixo mostra os ângulos e os detalhes de cada torre).

Padrões da mega estrutura Petronas Twin Towers (Foto: Slideshare)

Arquitetonicamente, estas formas descrevem os princípios islâmicos importantes de “unidade dentro da unidade, harmonia, estabilidade e racionalidade”.

Além dos princípios culturais inerentes ao design, as torres também demonstram sua efetividade como edifício inteligente, construído com um sistema que coordena perfeitamente telecomunicações, controle de ambiente, fonte de alimentação, iluminação, controle contra incêndio e sistema complexo de segurança.

PINÁCULOS

Pináculo é o ponto mais alto de um edifício e são usados para enfeitar e até mesmo alongar alguma estrutura, dando a sensação de ser mais alta. Na Petronas Twin Towers, estas estruturas possuem luzes que alertam aeronaves e equipamentos de construção de manutenção externa.

Pináculo de uma das Petronas Twin Towers (Foto: planetandgo)

Pináculo de uma das Petronas Twin Towers (Foto: planetandgo)

Cada pináculo possui uma torre com 23 segmentos, e uma bola de anel composto por 14 anéis de diâmetros variados.

EXTERIOR

Cada torre é decorada com paredes multi-facetadas de 33 mil itens de aço inoxidável e 55 mil painéis de vidro.

Mas não é qualquer vidro! Estes vidros são painéis especiais que contém filtragem de luz e redução de ruído, proporcionando um ambiente interior mais confortável. O vidro é coberto por viseiras com aço inoxidável para proteger ainda mais os visitantes do sol tropical escaldante da Malásia.

INTERIOR

Em seu interior a decoração padrão do hall de entrada e foyer remetem ao artesanato tradicional e padrões usados na tecelagem (songket), similar ao Batik, da Indonésia. Além disso, os painéis e telas da parede são inspiradas por esculturas de madeira da costa leste da península da Malásia.

Os projetos do assoalho são baseados em padrões de tecelagem Pandan (estilo de tecelagem malaio) e Bertam (uma espécie de tapete feita com o entrelaçamento de fibras naturais).

Bertam (Foto: sunsetbamboo)

Bertam (Foto: sunsetbamboo)

ELEVADORES

A Petronas Twin Towers possui 29 elevadores de deck duplo de passageiros de alta velocidade, seis pesados ​​elevadores de serviço e quatro elevadores executivos.

Dois conjuntos de 6 elevadores de dois andares servem dos andares 1 ao 23 e os dos andares 1 a 37, enquanto outro conjunto de cinco elevadores de dois andares levam os passageiros diretamente para o Lobby Sky, onde a visita à ponte que liga uma torre a outra é realizada (esse é tema para uma outra postagem).

Os elevadores executivos são os mais altos que qualquer edifício de escritórios na Malásia. Ele serve todos os andares do estacionamento no subsolo até o topo das torres, realizando o percurso em 90 segundos!

Cada compartimento de passageiros podem transportar 26 pessoas (sendo 52 pessoas a capacidade máxima), enquanto os elevadores executivos podem levar cerca de 10 pessoas.

Ufa! E ai? Aprendeu um pouco mais sobre essa mega estrutura fantástica e cartão postal de Kuala Lumpur e da Malásia?

Mas o entorno da Petronas Twin Towers guarda alguns outros atrativos bem interessantes como parque, shoppings, mesquitas e muitas outras coisas bacanas para se explorar.

O mais legal de toda a experiência de visitar o entorno do Suria KLCC e das Petronas Twin Towers é a possibilidade de tirar fotos dos photo spots, pontos indicados para melhores registros fotográficos localizados estrategicamente no parque anexo aos edifícios próximos.

Placa do photo spot número 4 (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Placa do photo spot número 4 (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Encontre essas placas indicativas e prepare sua câmera para registrar os melhores ângulos da Petronas Twin Towers!

View point do parque próximo à Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Photo spot do parque próximo à Petronas Twin Towers (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

E claro, não podia faltar aquela foto com a icônica Petronas Twin Towers atrás!

Petronas Twin Towers e eu (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Petronas Twin Towers e eu (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

CURIOSIDADE

1) Petronas Twin Towers foi construída para ser a sede da empresa Petronas, abreviação de Petroliam Nasional Berhad, empresa estatal de petróleo e gás da Malásia.

A empresa totalmente estatal que possui todas as reservas de petróleo e gás natural da Malásia foi considerada pela revista Fortune uma das 500 maiores empresas do mundo ocupando, sendo a oitava empresa mais lucrativa do mundo e a mais lucrativa da Ásia, no ano de 2008.

Agora é fácil saber o porque do nome ser Petronas Twin Towers (Petronas = empresa que financiou a construção para ser sua sede de operações e Twin Towers = Torres Gêmeas).

2) Após o anexo dos pináculos em 1996, as torres atingiram sua altura máxima e a Petronas Twin Towers foi declarada  o edifício mais alto do mundo com 452 metros de altura, até 2006 quando o edifício Taipei 101 ficou pronto e media 509 metros de altura!

Edifícios mais altos do mundo (Foto: Wikipedia)

Edifícios mais altos do mundo (Foto: Wikipedia)

DADOS GERAIS

Andares: 88
Altura de cada torre: 452 metros
Escadas rolantes: 10 em cada torre
Escadas: 1765 lances de escada
Estacionamento: 5.400 vagas em 5 andares no subsolo
Total de área construída: 395,000 m²
Peso por torre: 300.000 toneladas

Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

matheus template_editado-1

Posted in Malásia and tagged , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *