Tian Tan Buddha – Buda Gigante

Sem dúvidas nenhuma, para você que estiver visitando Hong Kong, não deve deixar de visitar o Tian Tan Buddha ou Buda Gigante. Seria a mesma coisa que viajar para o Rio de Janeiro sem conhecer o Cristo Redentor!

A enorme estátua de bronze de Buda Gautama teve seu início de construção em 1990 e foi completada em 1993, em Ngong Ping, na Ilha de Lantau, em Hong Kong.

A enorme estátua está localizada próxima ao Monastério de Po Lin e simboliza a relação harmoniosa entre ser humano e natureza, pessoas e fé. É o maior centro de Budismo de Hong Kong e uma das atrações turísticas visitadas.

Po Lin Monastery (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Po Lin Monastery (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A proximidade com o Monastério traz aos visitantes uma sensação de acolhimento e aura iluminada de energias positivas advindas de orações budistas e harmonia entre homem e natureza. Este acolhimento tem uma energia ainda mais significativa ao olhar o Buda gigante iluminando todos nós de cima da montanha.

O portal da praça central, próximo ao Buda Gigante, faz com que refletimos sobre as maravilhas de detalhes que são as esculturas orientais. Vale uma pausa para ver o Buda Gigante de baixo e tentar decifrar os caracteres chineses que detalham algumas informações sobre o local.

Portal da praça central (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Portal da praça central (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Após admirar o Po Lin Monastery e o portal da praça central, é hora de ficar boquiaberto com o Tian Tan Buddha, o Buda Gigante!

Confira a seguir alguns dados impressionantes e curiosidades da estátua que faz milhões de budistas e viajantes visitarem o local anualmente.

Tian Tan Buddha acenando para os visitantes (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Tian Tan Buddha acenando para os visitantes (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A estátua de Buda olha para o Norte em direção à China. É a única estátua de Buda gigante no mundo que olha em direção ao Norte, sendo que as outras espalhadas pelo mundo olham para o Sul.

O Buda gigante fica sentado à 26,4 metros cima do chão, no topo de um trono em forma de flor de lótus, e tem 34 metros de altura, incluindo a base.

Tian Tan Buddha olhando para o Norte (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Tian Tan Buddha olhando para o Norte (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Cabeça: a cabeça do Buda Gigante foi forjada usando bronze e ouro que faz reluzir e brilhar sob luz solar.

Corpo: Feito com 160 peças de bronze encaixadas.

Pernas: o Buda Gigante de bronze esta sentado na mesma posição assumida pelo Buda Gautama quando ele atingiu o nirvana sob a famosa árvore Bodhi, em Bodhgaya.

Altar: Apelidado de Tian Tan Buda, a estátua está sentada em um altar de três andares modelado após a estrutura de base que foi encontrada no Salão de Orações para as Boas Colheitas no Templo do Céu (Tian Tan / (天坛), em Pequim, na China.

Tian Tan Buddha (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Tian Tan Buddha (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

A mão direita levantada do Buda representa a remoção de aflição, enquanto a esquerda repousa aberta em seu colo, simbolizando um gesto de generosidade.

A estátua custou HKD 60 milhões (dólares de Hong Kong), o equivalente à US$ 7.740.437 milhões (dólares americanos na conversão de hoje – 19/06/2015).

O Buda pesa ao todo 250 toneladas. Isso equivale a 20 elefantes pesando um pouco mais de 12 toneladas cada um!

Eu e Tian Tan Buddha (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Eu e Tian Tan Buddha (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Para se chegar à estátua do Buda, é necessário subir 268 degraus. A sensação é de estar subindo em direção ao céu.

Ao redor da estátua do Tian Tan – O Buda Gigante estão seis estátuas de bronze menores conhecidas como “A Oferta de Seis Devas”.

Cada uma delas está oferecendo algo diferente para o Buda, sendo flores , incenso, lâmpada, pomada, frutas e música.

Elas simbolizam as seis perfeições de generosidade, moralidade, paciência, zelo, meditação e sabedoria, todos os quais são necessários para atingir o nirvana/ a iluminação.

Estátua das Devas (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Estátua das Devas (Foto: Matheus Pinheiro de Oliveira e Silva)

Há também três pisos abaixo da estátua de Tian Tan Buddha, contendo as salas do Universo, de Mérito Benevolente e de Recordação.

O que chama atenção no interior do altar é uma relíquia de Buda Gautama, que consiste de alguns de seus supostos restos cremados.

Ademais, há um enorme sino encravado com imagens de Budas na sala principal. Ele foi projetado para tocar a cada sete minutos, 108 vezes por dia, simbolizando a liberação de 108 tipos de vexames humanos.

E ai? Vai perder a chance de conhecer este incrível monumento que atrai milhões de religiosos e visitantes a cada ano e ainda ser iluminado pelas energias positivas do Buda?

Custo:

A visitação ao Tian Tan Buddha é gratuita. Caso haja interesse em entrar no altar que fica abaixo do Buda, será cobrado uma taxa de doação.

Vestimentas:

A estátua do Buda Gigante recebe milhões de turistas vindos de diversas partes do mundo durante todo o ano, por isso não há uma restrição do que vestir enquanto se visita o atrativo. Embora não haja esta restrição, é recomendado que se use camisetas com manga, calça, bermuda ou shorts até o joelho e calçados fechados, em sinal de respeito à religião Budista.

Como chegar:

Da cidade

Por metrô (MTR): Tung Chung Cable Car Terminal fica a 2 minutos andando da saída B da Estação Tung Chung do MTR.

De ônibus: Pegue ônibus E11 na Ilha de Hong Kong; E21, E22, E23 em Kowloon; E31, E32, E33, E34, E41, e E42 em New Territories, saia no ponto da Shun Tung Road e estará de 10 to 15 minutos andando do Tung Chung Cable Car Terminal.

Domingos e feriados (ônibus): visitantes podem pegar o ônibus New Lantau 1R de Hung Hom para Ngong Ping.
By Taxi: The estimated journey time and taxi fare: 31mins and HK$280 from Central, 27mins and HK$195 from Tsim Sha Tsui, 31minutes and HK$260 from Shatin. Note that these trips are subject to traffic condition.

Do Aeroporto Internacional de Hong Kong:

De ônibus: Pegue o ônibus S1 para Tung Chung Bus Terminus, que é perto de Ngong Ping Tung Chung Cable Car Terminal. O trajeto dura em média 10 minutos.

De táxi: Lantau Táxi (azul) para Hong Kong International Airport vindo de Ngong Ping 360 Tung Chung Cable Car Terminal dura em média 10 minutes e custa em torno de HKD 35 (Hong Kong Dólar).

De metrô: Estação MTR Tung Chung saída B, em seguida, pegar New Lantao Bus 23 de Tung Chung Town Centre, que leva cerca de 45 minutos. Então a pé por oito minutos.

De balsa: Pegue a balsa de Central Pier 6 para Mui Wo, em seguida, pegue o ônibus New Lantao 2 para Ngong Ping Village, que leva cerca de 40 minutos.

Se você for viajar, não esqueça de consultar nosso afiliado para saber sobre os melhores preços de hospedagem.

Booking - Banner 728x90

Quer mais Move, Learn e Enjoy na sua vida?

Curta nossa página no Facebook

Veja nossas fotos no Instagram

matheus template_editado-1

Posted in Hong Kong and tagged , , , , , .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *